Radio Planeta Rei

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

TCE amola a faca pra analisar contas de prefeituras do Cariri e do sertão


A pauta de julgamentos do Tribunal de Contas do Estado para esta quarta-feira contém, em meio a 45 processos, as prestações de contas anuais encaminhadas por 12 prefeitos e sete dirigentes de Câmaras de Vereadores.

Os prefeitos cujas contas vão a julgamento na sessão ordinária do TCE são os de Boa Vista (José Alberto Soares Barbosa, 2007), Catolé do Rocha (Leomar Benício Maia, 2008) e, relativas a 2009, os de Frei Martinho (Francivaldo Santos de Araújo), Junco do Seridó (Cosmo Simões Medeiros), Lagoa (Magno Demys de Oliveira, Borges), Poço de José de Moura (Manoel Alves Neto), Prata (Marcel Nunes de Farias), Santo André (Fenelon Medeiros Filho), Serra Branca (Eduardo José Torreão Mota), Sousa (Fábio Tyrone Braga de Oliveira), Teixeira (Wenceslau Souza Marques) e  Triunfo (Itamar Mangueira de Souza).

No julgamento, ainda serão verificadas as contas de 2009 da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza e da PB-Tur Hoteis S/A. Também, as contas de 2010 da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência  e do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba.

O Tribunal ainda verificará as prestações de contas do exercício de 2009 encaminhadas pelas Câmaras Municipais de Arara, Algodão de Jandaíra (também as de 2010), Caaporã, Salgadinho, Sossego, Ouro Velho e Sousa.
Fonte: Cariri Ligado

Pesquisa mostra os primeiros números para corrida à Prefeitura de Patos em 2012. Confira



A pouco mais de um ano das eleições para prefeito, quatro pesquisas foram realizadas na cidade de Patos, sendo três estimuladas e uma espontânea.
De consumo interno e encomendada por um determinado grupo político o levantamento junto ao eleitorado objetivou avaliar a aceitação de possíveis pré-candidatos ao cargo de prefeito a partir da vantagem sobre os demais junto a opinião pública.
No levantamento 422 pessoas foram ouvidas, sendo 190 homens e 232 mulheres tanto na zona urbana quanto rural do município.
A pesquisa conseguida e agora divulgada com exclusividade pelo patosonline, mostra os índices da aceitação a rejeição do eleitorado sobre a disputa para prefeito em 2012.
Primeira pesquisa estimulada na zona rural e urbana incluindo o nome de Francisca Mota, o cenário apontado ficou assim definido quanto à intenção de voto:
Dinaldinho – 30,01
Francisca Mota – 27,64
Bonifácio Rocha – 10,47
Lenildo Morais – 4,55
Brancos e Nulos – 6,01
Indecisos – 21,32

Segunda pesquisa estimulada incluindo o nome de Ivânio Ramalho, mas sem os de Bonifácio Rocha e Francisca Mota:
Ivânio – 33,08
Dinaldinho – 31,66
Lenildo Morais – 6,10
Brancos e Nulos –4,73
Indecisos – 24,43

Pesquisa espontânea:
Dinaldinho – 17,74
Francisca Mota – 10,16
Ivânio – 7,30
Bonifácio Rocha – 4,09
Lenildo Morais – 1,21
Dinaldo Wanderley – 1,18
Hugo Mota – 1,18
Candidato de Nabor – 1,65
Ruif – 0,23
Silvano – 0,23
Ilana – 0,23
Brancos e Nulos – 6,81
Indecisos – 47,86

Rejeição:
Dinaldinho – 20,14
Francisca Mota – 17,77
Lenildo Morais – 14,69
Ivânio – 13,50
Bonifácio Rocha – 10,47
Ainda quanto à rejeição a todos os candidatos atingiu 37,91 por cento enquanto que 23,69 dos entrevistados não opinaram nessa questão.

Patosonline

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Wenceslau fala de política e da sua pré-candidatura a reeleição: segunda parte da conversa com o blog Passando a Limpo

 


O blog publica hoje a segunda parte da conversa com o prefeito Wenceslau Marques. Aqui ele discorre sobre o atual momento político em Teixeira e do seu propósito de disputar à reeleição.

O prefeito de Teixeira Wenceslau Marques disse que será candidato a reeleição no ano que vem porque precisa de mais quatro anos para concluir  um grande número de projetos que conseguiu para o município e que quatro anos de mandato não é suficiente para isso.


Ele declarou que estar muito confiante numa vitória no próximo ano porque tem percebido que a maioria do povo de Teixeira tem o desejo de lhe dar um segundo mandato. “São pessoas que vêm espontaneamente a minha casa dizer que irão me apoiar, em reconhecimento ao trabalho que nossa gestão vem desenvolvendo no município”, disse.

O prefeito afirmou que pretende construir uma ampla aliança e conversar com outras lideranças políticas que querem o bem de Teixeira, inclusive da oposição, pois não tem inimizades com ninguém porque nunca fez política contra pessoas.

Quando indagado a respeito de quem seria o seu candidato a vice, Wenceslau foi categórico “O meu vice é Jacinto Novo, companheiro leal, que esteve comigo nas horas mais difíceis. Por isso a sua permanência na nossa chapa  representa o nosso reconhecimento e gratidão pelo seu comportamento correto, solidário e de apoio a nossa gestão. Jacinto já tem colocado até os seus veículos  para ajudar  administração municipal. Portanto,  a vaga é dele e fica a seu critério aceitar ou não.

O prefeito afirmou também que a sua pré-candidatura está consolidada e fortalecida, pois já conta com o apoio declarado e irrestrito de importantes lideranças locais como o vice-prefeito Jacinto novo; O ex-prefeito: Inacinho:  os vereadores; Batista poeta, Juninho, Galego de Lõ; os suplentes de vereador: Aderivaldo, Maneta,  Pedro Bento, Galego prateado, Teta, Daguia da saúde, Francisquinha; os ex-vereadores Djalma Batista, Pedrinho Lopes, Doró, Jucelino, Geraldo Bento, Murivaldo; O comerciante Hélio Justino, Veridiano de Santo Agostinho, Valdim Guedes,  Balela, Ponciano Fragoso, Assis Catanduba, o jornalista Thércio Rocha, Zé dos imbu  dentre outras, as quais, não lembra no momento, pois está falando de improviso.

Em seguida, ele garantiu que tem o apoio total do PDT tanto a nível municipal como estadual e que o Deputado Federal Damião Feliciano é um dos incentivadores da sua pré-candidatura, pois ficou muito satisfeito com a votação que recebeu em Teixeira, graças ao seu apoio e das lideranças que o seguem na política local

Wenceslaw disse que o apoio do seu grupo a Ricardo Coutinho no segundo turno das eleições foi intermediada por Damião Feliciano e pelo senador  Cássio Cunha Lima. Falou também que na conversa que teve com o governador em Campina Grande, não exigiu nenhum cargo para apoiá-lo, mas um compromisso de levar benefícios para o município e que estes benefícios fossem conseguidos por seu intermédio e não através de outras lideranças locais.

Confirmou que Ricardo Coutinho vem cumprindo com os compromissos assumidos e que, recentemente, estabeleceu um convênio com o governo do estado que contempla Teixeira com a construção de uma escola no bairro Pedra do Galo, e com recursos na ordem de R$ 136,000,00 (cento e trinta e seis mil reais) que seráo aplicados no Hospital Sancho Leite na compra de um aparelho de raios x, de um aparelho de ultrassom, e na  instalação de uma sala de parto.

O prefeito disse que irá conversar com o governador nos próximos dias e reivindicar dele uma verba mensal para garantir um atendimento mais digno aos teixeirenses naquela unidade de saúde, porque, segundo Wenceslaw, além de equipamentos e profissionais é necessário que existam recursos para garantir o seu bom  funcionamento.

Ele disse  que o Sancho Leite sempre recebeu de seu governo uma atenção especial, pois apesar de ter enfrentado uma crise muito grande no primeiro ano, não permitiu que o mesmo fosse fechado um único dia.

Quando perguntado se haveria mudanças nos cargos comissionados e de confiança, não deixou dúvidas “Secretários e outros membros do governo que ocupam cargos de confiança só permanecerão nos mesmos se estiverem do nosso lado, pois nenhuma administração tem êxito se for composta por pessoas que não sejam aliadas”, finalizou o prefeito.

domingo, 28 de agosto de 2011

Wenceslau fala de sua gestão: primeira parte da conversa com o blog Passando a Limpo


Conforme anunciado, o blog publica hoje a primeira parte da conversa com o prefeito Wenceslau Marques na qual ele aborda os mais diversos assuntos relacionados a sua gestão.

Para não tornar a leitura enfadonha e cansativa, levamos em consideração as particularidades de cada tema referido e optamos por dividir o texto em tópicos  distintos, que você acompanha abaixo:


UMA GESTÃO REALIZADORA

O prefeito Wenceslau de Souza Marques disse que Teixeira vive hoje um momento ímpar em sua história, caracterizado por uma gestão que tem conseguido aprovar projetos e obter recursos que vêm garantindo de forma efetiva o seu progresso e desenvolvimento.


UMA FORMA INOVADORA DE FAZER POLÍTICA I

Para Wenceslau, a conquista de tantos projetos e benefícios deve-se a uma forma inovadora de se buscar apoios políticos em Brasília, lugar onde, realmente, se encontram os maiores recursos financeiros que são destinados aos municípios através de emendas de deputados federais e senadores. “Apoiamos na última eleição candidatos a deputado federal e senador que assumiram o compromisso de destinar emendas orçamentárias para a nossa cidade, dessa forma quebramos aquele vício danoso que era o deputado ou senador deixar dinheiro com as lideranças políticas e depois dá um adeus a Teixeira,” afirmou o prefeito.


O APOIO DE DAMIÃO FELICIANO

O chefe do poder executivo municipal garantiu que o deputado apoiado por ele nas últimas eleições, Damião Feliciano, já conseguiu mais de quatro milhões de reais de emendas para Teixeira e que as obras que já foram iniciadas em diversos pontos da cidade representam menos de 1/3 do que ainda vai ser liberado. “Com o deputado Damião já conseguimos: os calçamentos de 08 ruas, a construção de 30 casas populares, uma quadra de esportes, um posto de saúde, um ginásio de esportes, uma praça, uma a reforma do Estádio O Dorjão e um projeto de saneamento básico”, assegurou Wenceslau.


UMA NOVA FORMA DE FAZER POLÍTICA II

Outra inovação, segundo o prefeito, foi o executivo procurar qualquer deputado ou senador que tinha obtido voto em nossa cidade para cobrar deles benfeitorias para o nosso povo. “Logo no início de nossa gestão procurei o deputado Armando Abílio, fiz ver a ele que o seu partido tinha cargos no meu governo, portanto éramos parceiros. Solicitei ao deputado que garantisse, através de emenda parlamentar, um trator de esteira para Teixeira, no que fui atendido e o trator está pra chegar. Ele custou R$ 387,500,00 (trezentos e oitenta e sete mil  e quinhentos reais), sendo que o Governo Federal entrou com R$ 300,000,00 (trezentos mil reais) e a Prefeitura com uma contrapartida de R$ 87.500,00 (oitenta e sete mil e quinhentos reais)”,  disse Wenceslaw.


O DESCUMPRIMENTO DO TERMO DE COMPROMISSO FIRMADO ENTRE O SINDICATO DOS PROFESSORES E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Com relação ao termo de compromisso assinado pela Secretaria de Educação com o sindicato dos servidores públicos do município, o prefeito  disse que o mesmo não foi cumprido pela secretaria porque foi elaborado com base em um equivoco involuntário por parte da ex-secretária Sirla Pereira que teria errado nas contas ao fazer os cálculos.


O SALÁRIO DOS PROFESSORES, A POSSIBILIDADE DE AUMENTO E A MELHORIA DA EDUCAÇÃO

Sobre o episódio do aumento dos professores, ele assim se expressou “Os professores firmaram um acordo na administração de Rita Nunes por uma jornada de trabalho de 25 horas semanais, que inclusive consta no Plano de Cargos e Salários do Magistério. Então, se para uma jornada de 40 horas o piso é de R$ 1.187,00 para uma jornada de 25 horas ele corresponde aproximadamente a R$ 750,00. Só que, desde abril de 2010, a Prefeitura vem pagando R$ 1.068,00, ou seja, bem acima do que determina a lei”, argumentou Wenceslaw.

Ao ser indagado porque não havia negociado pessoalmente com os professores, ele preferiu não responder e revelou que sempre teve o desejo de remunerar bem os profissionais da educação, que tem se reunido constantemente com a Secretária de Educação, com a contadora Clair e com a assessoria jurídica para, muito em breve, anunciar novidades para os professores, contudo declarou que Teixeira já paga um dos melhores salários da região.

Em seguida, acrescentou que a melhoria da educação não depende apenas do Governo Municipal e sim de toda a comunidade escolar, de toda a sociedade e que Teixeira precisa diminuir os índices de reprovação e evasão escolar que ainda são altos

O CALÇAMENTO DA RUA JOSÉ IVANILDO ALVES PEREIRA

Wenceslaw afirmou que tem conhecimento de algumas reclamações a respeito da obra de pavimentação da Rua José Ivanildo Alves Pereira e que isso tem lhe deixado triste, pois “Com muito esforço, e preocupado com os esgotos que corriam a céu aberto naquela rua, nós conquistamos uma emenda orçamentária no valor de R$ 100,000,00 (cem mil reais) para o calçamento, atendendo ao projeto padrão da Caixa Econômica Federal no qual está escrito que devem ser pavimentados apenas 7m (sete metros) de largura, com 1,5m (um metro e meio) de calçada de ambos os lados. Como essa rua se inicia com uma largura aproximada entre  8m e  10m e se encerra com uma medida entre 15m e 17m, nós resolvemos não perder esse recurso, e a parte que ficar sem pavimentação, nós vamos beneficiar os moradores de outra forma, de modo que todo mundo fique satisfeito”, assegurou o chefe do poder executivo.

Depois, declarou que para que aquela rua tivesse  as condições exigidas por lei pra receber o calçamento, foi preciso que a  Prefeitura  embutisse todos os esgotos  e  disse também que os recursos de custeio daquela  obra  são repassados diretamente pela Caixa Econômica Federal à empresa que está realizando os  serviços, sem qualquer  interferência do gestor  municipal.  .


OUTRAS AÇÕES DO GOVERNO MUNICIPAL

Wenceslau afirmou ainda que acaba de conseguir junto ao Governo Federal três academias que serão construídas no conjunto Água Azul, no Bairro Pedra do Galo e próximo ao Açude Novo, que já investiu R$ 100,000,00 reais (cem mil reais)  na iluminação pública, que está pagando em dia ao funcionalismo e que as camionetes utilizadas para o transporte de estudantes que recebeu com   meses de atraso  estão com os pagamentos atualizados.


CONCLUSÃO

No final dessa primeira conversa, Wenceslau ratificou que sua administração tem obtido sucesso graças ao esforço e dedicação dos que fazem o governo, à  ajuda que tem recebido de uma assessoria competente e ao apoio continuado do deputado federal Damião Feliciano e declarou  que todas às criticas dirigidas ao seu governo são respondidas com trabalho  e com  uma boa prestação de serviços à  comunidade.

Foto: Edney Lisboa

sábado, 27 de agosto de 2011

AGORA: PSB realiza encontro em João Pessoa com pré-candidatos a prefeito

 O PSB  está realizando, neste momento, uma reunião com os pré-candidatos a prefeito do partido nas eleições de 2012.

A reunião que acontece no hotel Caiçara, em João Pessoa, está sendo presidida pelo Governador Ricardo Coutinho.

Segundo Fabrício Rodrigues, que se encontra no local acompanhando o seu cunhado Dr. Leonardo Cabral, pré-candidato a prefeito do  Partido Socialista no município de Aguiar, a ex-prefeita Rita Nunes acaba de chegar ao recinto para participar do encontro.

EXCLUSIVO: Prefeito de Teixeira fala ao Blog Passando a Limpo

Esta semana, o Prefeito de Teixeira, Wenceslau Marques conversou por cerca de duas horas com o Blog Passando a Limpo.

Ele falou sobre os três anos de seu governo e do propósito de disputar à reeleição no próximo ano.

Neste domingo (28), publicaremos a parte da conversa em que o prefeito trata de assuntos administrativos. E na segunda-feira (29), divulgaremos a segunda parte na qual ele fala de política e da sua pré-candidatura.

Acompanhe.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

CONFIRMADO: Relator pede pauta e TRE julga dia 6 cassação do prefeito Veneziano Vital do Rêgo


Depois de mais de um ano tramitando, o recurso de cassação do prefeito Veneziano Vital do Rego (PMDB) deverá ser julgado pelo Tribunal Regional Eleitoral. O relator do recurso, juiz João Batista, corregedor do TRE, pediu pauta de julgamento do processo.

A informação foi confirmada pelo gabinete de João Batista. A matéria deverá ser incluída na sessão do dia 6 de setembro.

O Tribunal realiza sessões todas as terças. O pedido de pauta de João Batista ainda será publicado no Diário da Justiça. Depois disso, corre o prazo de dois dias para inserção na pauta de julgamento. Portanto, mesmo que o pedido seja publicado amanhã não haverá tempo pra incluí-lo na pauta da próxima terça-feira, dia 30.

João Batista é o terceiro relator do recurso de Veneziano, cassado em primeira instância sob acusação de usar verba do Fundo Municipal de Saúde, cerca de R$ 50 mil, na conta de campanha nas eleições de 2008. O recurso está há mais de um ano no TRE e já passou pelas mãos dos desembargadores Manoel Monteiro e Genésio Gomes, que se averbou suspeito de julgar a matéria.

Até campanha já foi deflagrada em favor do julgamento do recurso.

A expectativa é de que o Tribunal, que cassou um governador de Estado em sete meses, dê um desfecho ao caso.

Blog do Luís Tôrres

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

STF publica decisão que institui piso nacional dos professores

O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou nesta quarta-feira o acórdão do julgamento ocorrido em abril que reconheceu a constitucionalidade da lei que criou o piso nacional do magistério. Alguns governos estaduais e prefeituras estavam aguardando a publicação do acórdão para se adequar à legislação.
A Lei do Piso foi sancionada em 2008 e determinou que nenhum professor da rede pública com formação de nível médio e carga horária de 40 horas semanais pode ganhar menos de R$ 950 por mês. Com a correção, o valor do piso este ano passou para R$ 1.187. Quando a lei foi aprovada, cinco governadores entraram no STF questionando a constitucionalidade do piso nacional.
Este mês, professores de 21 Estados pararam as atividades para exigir o cumprimento da lei. Para a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), "a decisão do STF, tão aguardada por milhões de trabalhadores em educação, torna incontestável qualquer opinião que desafie a constitucionalidade e a aplicação imediata da lei".
O STF confirmou, no julgamento, que o piso nacional deve ser interpretado como vencimento básico, isto é, sem gratificações e outros adicionais. As prefeituras alegam que não têm dinheiro para garantir o salário de acordo com o que determina a lei. Levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) com 1.641 prefeituras mostra que, considerando o piso como vencimento inicial, a média salarial paga a professores de nível médio variou, em 2010, de R$ 587 a R$ 1.011,39. No caso dos docentes com formação superior, os salários variaram entre R$ 731,84 e R$ 1.299,59.
Outro levantamento, feito pela CNTE com os sindicatos filiados, mostrou que 17 Estados não pagam aos professores o valor mínimo estabelecido em lei. Não há levantamento sobre o cumprimento da lei nas redes municipais.
Estados e municípios podem pedir ao Ministério da Educação (MEC) uma verba complementar para estender o piso nacional à todos os professores. Para conseguir o dinheiro, é preciso comprovar que aplica 25% da arrecadação em educação, como prevê a Constituição Federal, e que o pagamento do piso desequilibra as contas públicas. O MEC tem R$ 1 bilhão disponíveis para este fim, mas, desde que a lei foi criada, nenhuma das prefeituras que solicitaram a complementação de recursos

Fonte: Click pb

Liderança do PSB-PB revela ação de senadores para derrubar pretensões de Cássio no Senado; até comportamento de Cícero é colocado em xeque

As articulações políticas e o alinhamento ideológico entre os dois principais lideres políticos do Estado, o governador Ricardo Coutinho (PSB) e o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), são maiores do que se imagina. Tal entrosamento, no entanto, contraria setores do meio político, que dão como certo o rompimento de RC e Cássio.

Mas, a contribuição de Cássio para a eleição de Cássio não foi esquecida e hoje, a principal liderança do PSB na Paraíba, Edvaldo Rosas, que é o presidente da legenda no Estado, resolveu levantar a voz para defender o tucano.

Percebendo uma articulação peemedebista para derrubar Cunha Lima, Rosas fez um um alerta. O socialista disse que os dois senadores do PMDB paraibano, Vitalzinho e Wilson Santiago estariam tentando inviabilizar a posse de Cássio em Brasília.

“Temos dois senadores do PMDB se articulando para impedir a posse de Cássio no Senado e quero me solidarizar com ele!”, pontuou.

O socialista também alfinetou o senador Cícero Lucena (PSDB).

“Temos o presidente do PSDB se aliando com quem não quer a posse de Cássio”.

PACERIA COM FAMÍLIA CUNHA LIMA: Satisfeito com o resultado obtido em 2010, Edvaldo salientou que a ‘fórmula’ do sucesso precisa ser repetida nos próximos pleitos.

"Acho que a aliança com Cássio em 2010 foi extremamente vitoriosa, aqui em João Pessoa com 65% dos votos, Campina com 67%. Foi uma aliança que deu certo e tem um futuro pela frente”, frisou.

Por fim, Rosas disse que o PSB está mantendo diáogo com os demais partidos da base do Governo para manter uma política de aliança em toda a Paraíba com o objetivo de ampliar o pacto firmada em 2010 também em outros municipios. “

"Temos dialogado com o DEM, o PSD e até setores do PMDB que querem estar conosco. Nossa meta é conquistarmos acima de 60 prefeitos”, disse.

Henrique Lima
Fonte: PB AGORA 

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Hugo Motta solicita Vara Federal para Patos

 
No ano passado, o Colegiado do Conselho da Justiça Federal (CJF) aprovou a resolução que definiu os municípios brasileiros onde serão instaladas 230 varas federais, contemplando o Estado da Paraíba com seis novas varas. Monteiro, Guarabira, Patos, João Pessoa e Sousa foram os municípios agraciados. Visando a grande necessidade do município de Patos, uma vez que sua jurisdição se dá na cidade de Campina Grande, o deputado federal, Hugo Motta (PMDB-PB) juntamente com o senador, Wilson Santiago (PMDB-PB), estiveram reunidos com o Ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, na noite desta terça-feira (23), para solicitar maior celeridade na instalação da Vara Federal, em Patos como também a Delegacia da Polícia Federal, em Cajazeiras. “A Vara Federal que será instalada em Patos vai abranger não só Patos, mas a Grande Patos e a região da Serra de Teixeira, hoje vinculadas às varas de Campina Grande, e o Vale do Piancó, hoje jurisdicionado pela Vara de Sousa. É extremamente importante que seja instalada logo essa vara, pois vai beneficiar um grande números de pessoas que precisam se deslocar para Campina Grande ou Sousa, além de desafogar essas Varas o que dará uma maior celeridade nos processos”, afirmou Hugo. Atualmente, a Paraíba tem dez varas federais, sendo cinco em João Pessoa, quatro em Campina Grande e uma em Sousa. As varas da capital atendem à Grande João Pessoa e a todo o litoral. Campina Grande atende a todo o compartimento da Borborema, todo o cariri e curimataú e a região da Serra de Teixeira. A Vara de Sousa jurisdiciona todo o alto Sertão de Sousa e Cajazeiras, Vale do Piancó, região de Catolé do Rocha e de Pombal. Complacente com a situação, Eduardo Cardozo, colocou-se à disposição para tentar viabilizar, de acordo com o processo burocrático, o pleito dos parlamentares. Ainda durante a audiência, Hugo Motta aproveitou a oportunidade para reiterar junto ao Ministro o pedido de instalação da Delegacia da Polícia Federal, no município de Cajazeiras. Assessoria

DEM lança pré candidatura de Dinaldinho a prefeito de Patos. Ele critica atual gestão


O DEM lançou durante esta segunda-feira, dia 22 de agosto em um encontro realizado na Capital paraibana, a pré candidatura do médico Dinaldo Filho a prefeito de Patos em 2012.
Em entrevista concedida a imprensa paraibana, Dinaldinho afirmou que pretende unir as oposições em Patos, e não poupou críticas a administração do prefeito de Patos, Nabor Wanderley (PMDB).
O pré candidato classificou a gestão de Nabor, de administração de gabinete.

Fonte: Patosonline

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Ricardo lança 33 programas para Educação e anuncia 13º salário do Bolsa Família


O governador Ricardo Coutinho anunciou hoje que pagará 13º salário para beneficiados do programa Bolsa Família.

O adicional será implantado já este ano e é destinado a inscritos em programas de alfabetização ou cursos profissionalizantes.

“Vamos pagar o 13º para aquelas pessoas do Bolsa Família que estiverem matriculados na alfabetização ou en qualquer curso profissionalizante”, garantiu o governador.
O anúncio foi feito durante solenidade realizada no Espaço Cultural em João Pessoa, onde lançou pacote de ações para a Educação, que demandarão investimentos de R$ 250 milhões em dois anos nos eixos: educação continuada e educação em expansão.

A meta do governo é contratar todos os 1.040 candidatos aprovados no concurso para várias regiões já no primeiro semestre do próximo ano.

“Queremos que as contratações ocorram se uma só vez, pois o concurso será feito de acordo com as vagas a serem preenchidas, sem que as convocações se arrastem por vários anos”, explicou.

O governador disse ainda que o “Paraíba Faz Educação” vai oferecer um novo ritmo à educação, unindo não só o aprendizado em sala de aula como também a inclusão de uma proposta interdisciplinar.

“Estamos implantando um plano que olha a educação como política de Estado, não apenas de um mandato, para que as sementes plantadas hoje sejam colhidas pelo povo e pelas próximas gerações. Não há democracia que não passe pelo fortalecimento e a melhoria da educação”, disse o governador.
Programas e ações
Na lista dos 33 programas a serem implantados, ou já em funcionamento, está o Plano de Formação Continuada dos profissionais da Rede Estadual que vai capacitar 23 mil docentes entre setembro e dezembro deste ano; a construção de 12 centros estaduais de formação de professores e a publicação, nesta terça-feira (23), do edital para abertura do processo seletivo para a escolha dos 14 gestores das gerências regionais.

O Governo do Estado também implantará o projeto Paraíba Alfabetiza que levará o conhecimento e a alfabetização a jovens, adultos e idosos, por meio de um Projeto de Orientação Profissional, executado pelo Empreender PB, e que inclua a oferta do 13º salário do Bolsa Família aos alfabetizados. O investimento no programa é de R$ 15,7 milhões. “A nossa meta é até 2014 alfabetizar 25% de jovens adultos e idosos, com base nos dados do Censo (2010)”, explicou o governador.

Formação Técnica
Outra aposta do governo do Estado é a expansão da educação profissional com investimento na infra-estrutura das escolas de Ensino Médio e integrado à Educação Profissional, a construção de 15 Escolas Técnicas Estaduais e a implantação de Escolas de Tempo Integral em 239 escolas do Ensino Fundamental entre 2011/2012, e em 36 do Ensino Médio Inovador, em 2012.

As Escolas Técnicas Estaduais serão instaladas nos seguintes municípios: Bayeux, Cajazeiras, Campina Grande, Cuité, Guarabira, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Mamanguape, Monteiro, Patos, Princesa Isabel, Santa Rita, São Bento e Sousa. Mais sete escolas de ensino médio serão adequadas para a educação profissional no início do ano letivo de 2012 em Bananeiras, Cajazeiras, Guarabira, Patos, Pombal, Serra Branca e Sousa.
Veja os principais projetos:

Escolas técnicas, concurso e capacitação – Elaborado em oito eixos temáticos, o plano engloba ações e obras, entre elas a formação continuada de profissionais, a implantação de centros de educação profissional, o processo seletivo simplificado para a escolha dos gerentes regionais de educação e o concurso público para professores.

Educação de Jovens e Adultos – No conjunto de ações, está o reforço do programa de alfabetização de jovens e adultos e a ampliação da rede de escolas integrais do Estado, dentro dos programas Mais Educação e Médio Inovador, realizados em parceria com o Governo Federal.

Reforço escolar – Também está previsto reforço pedagógico para estudantes do Ensino Médio, inicialmente nas áreas de Linguagens e suas tecnologias e na de Matemática.
Sistema de avaliação – Será implantado o Sistema de Avaliação Educacional da Paraíba, como forma de monitorar a qualidade do ensino e aprendizagem da educação pública. O sistema funcionará a partir a aplicação de provas objetiva para estudantes dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, nas 1.036 escolas da rede pública do Estado.
Reordenação da rede – O plano também reordenará toda a rede de escolas sob a administração estadual, com o objetivo de otimizar os recursos humanos, materiais e financeiros; assim como implantará o Sistema SEE, uma rede de informações gerenciais on line que vai ajudar no planejamento, implementação e acompanhamento das políticas públicas da educação.

Democracia na escola – Dentro dessa nova lógica de gestão educacional, será implantado o Projeto Gestão Cooperada, que envolverá as comunidades escolar e local nas decisões sobre o uso dos recursos que são transferidos diretamente às escolas.
Prêmio – O Estado cria o Prêmio Educação Exemplar para fomentar, selecionar, valorizar e premiar as melhores práticas nas escolas públicas estaduais. Escolas e profissionais de educação serão premiados.

Educador digital – Serão capacitados professores da rede estadual de ensino dentro do programa Educador Digital. Cada um desses profissionais terá, ao final da capacitação profissional nos moldes do Proinfo, um netbook.

Gestão participativa – O plano “Paraíba faz Educação” prevê ainda a implantação do programa Caminhos da Gestão Participativa, voltado para o estreitamento das relações institucionais entre a Secretaria de Estado da Educação e as Gerências Regionais, além das escolas.

Escola e comunidade – No Projeto Educação em Movimento, serão implementadas ações que estimulem a relação entre escola e comunidade.

Paz nas escolas – No combate à violência nas escolas, a plano prevê a busca por estratégias que fortaleçam a cultura de paz em defesa dos direitos humanos e da cidadania da criança, do jovem e do adulto no ambiente escolar.

No rádio – O governador Ricardo Coutinho abordará o plano “Paraíba faz Educação” no programa “Fala Governador”, Rádio Tabajara. O programa desta segunda-feira (22) será especialmente dedicado ao tema e será transmitido diretamente do Espaço Cultural.

Da Secom/PB

Ricardo Lewandowski é o novo relator dos agravos de Cássio no STF

Os agravos interpostos contra a decisão do ministro Joaquim Barbosa de conceder o registro de candidatura e validar os votos recebidos pelo candidato ao Senado Cássio Cunha Lima (PSDB) foram redistribuidos hoje por decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro César Peluzo. De acordo com o despacho dele, o relator deixará de ser Joaquim Barbosa, que cumpre licença médica, e passará a ser Ricardo Lewandoski.
O despacho do presidente do STF está disponível no site do Supremo (www.stf.jus.br) e diz "Em 22/08/2011: "...determino a substituição da relatoria ao Revisor do Min. JOAQUIM BARBOSA, Min. RICARDO LEWANDOWSKI (art. 24 do RISTF). À Secretaria para as providências cabíveis. Publique-se. Int.."
O advogado de Cássio, Luciano Pires, acredita que a mudança de relator dos agravos pode acelerar sua apreciação, que poderia ocorrer ainda esta semana.
As contestações ao direito de Cássio assumir o Senado foram apresentadas por Biver Duda, José Andrea Magliano e pela Coligação Paraíba Unida.
Na semana passada, a defesa de Cássio protocolou uma Ação Cautelar solicitando a comunicação ao TRE da Paraíba da decisão do ministro Joaquim  Barbosa, que validou a votação do tucano. O processo chegou a ser encaminhado a Ricardo Lewandowski que o devolveu a Barbosa, alegando que o relator original voltará ao trabalho no início de setembro e poderia apreciar o pedido. Depois disso, os advogados de Cássio deram entrada em uma petição, solicitando que os autos permaneçam com Lewandowski porque não haveria certeza do retorno de Joaquim Barbosa no início do próximo mês.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Bebé deixa apresentação dos programas esportivos da Radio Teixeira FM


O comentarista esportivo da Rádio Comunitária Teixeira FM, Josileudo  da Silva Alves, conhecido por Bebé,  me disse agora há pouco que está deixando hoje a programação esportiva daquela emissora.

Ele  afirmou que trabalha, voluntariamente, na rádio  desde o dia 13 de maio de 2008, onde apresenta os programas 104 Esporte e Hora do esporte.

Segundo o comentarista e apresentador não está dando para conciliar o trabalho na FM com as outras atividades  que vem desempenhando  no dia a dia.

Bebé além do trabalho da rádio, exerce o cargo  de  Conselheiro Tutelar, faz divulgações ambulantes, trabalha no Instituto Educacional Abelhinha, tem sob a sua responsabilidade a presidência do time amador Bodeirão, e coordena uma escolinha composta por mais de cem alunos entre crianças e adolescentes.

Ele disse que irá sentir muita falta dos ouvintes que o  acompanham  desde sua estréia,  há mais de três anos, mas que não tem condições fisicas para continuar o trabalho.

PP de Teixeira realiza encontro de preparação e organização da legenda para 2012

Os principais dirigentes do Partido Progressista do município de Teixeira realizaram na manhã desse domingo (21), na residência de Juliano Rodrigues a primeira reunião do ano de 2011.

Segundo Juquinha, a reunião não teve o objetivo de discutir candidaturas, mas o de   organizar e preparar a legenda para o pleito eleitoral do próximo ano.  

O PP em Teixeira já tem dois  nomes para disputar o cargo de prefeito nas eleições municipais em 2012: o do ex-secretário de educação Sóstenes Telles Guedes (Totinha), que lançou sua pré-candidatura  na semana passada e o do próprio Juliano Rodrigues que a mais de um ano vem colocando o seu nome a disposição. 

Por quem o partido irá optar, só o tempo irá dizer. Aguardemos.

domingo, 21 de agosto de 2011

Servidores da Cagepa encontram ‘gato’ de água na fazenda do senador Wilson Santiago no Sertão

Para o senador Wilson Santiago (PMDB), o fim de semana será de explicações. Funcionários da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) em Uiraúna, confirmaram agora pouco ao Paraíba Já, que encontraram uma ligação irregular de água, o conhecido “gato” na fazenda do senador, no município localizado no sertão paraibano.
A ligação irregular desviava água da adutora de Capivara para a fazenda do senador. Funcionários da Cagepa, também encontraram mais 37 “gatos” ao longo da adutora. Esse grande número de irregularidades ocasionava dificuldade e até mesmo interrupção no abastecimento das cidades do Lastro e São Francisco, prejudicando a população de tais cidades.
A fiscalização foi realizada no dia 11 de agosto por funcionários da Cagepa que trabalham em Sousa, para combater o uso inadequado da água entre as cidades de Latro e Uiaúna. Tais ligações irregulares eram usadas em irrigação de capim, de jardim e criação de animais.

Fonte: Paraiba Já

WR revela assédio do Palácio, mas descarta aproximação

Direto do Plenário: O deputado federal presidente do PR da Paraíba, Wellington Roberto, descartou a possibilidade de composição do deputado estadual, Caio Roberto, com a bancada do governador Ricardo Coutinho (PSB) na Assembléia Legislativa.
-Isso não existe. Posso garantir. Agora, recebo mensageiros com frequência, mas não há nenhuma possibilidade de composição, assegurou.
Roberto fez projeções com relação a disputa eleitoral do próximo ano. "Vamos disputar em cidades importantes. O processo é de preparação do PR".

O Blog indagou sobre João Pessoa e Campina Grande. Nesse aspecto, o parlamentar deixa transparecer que vai caminhar com a oposição na Capital.
Já em Campina, a aliança histórica com o grupo Cunha Lima depende de vários fatores.

Blog do Victor Paiva

Teixeira-PB: Homem é confundido com irmão e morto com facada no pescoço


Uma cena, no mínimo brutal, foi registrada na noite desta sexta-feira (19) na cidade de Teixeira em meio a uma festa para celebrar a data de aniversário da única emissora da cidade. Um homem é confundido com irmão e leva facada no pescoço.

O crime aconteceu na hora em que a vítima identificada por José Rivaldo, de 41 anos, conversava com amigos, por volta das 23h na Rua Major Silva Lira, local escolhido para realização do evento.

Conforme informações da delegada plantonista, Rosana Gomes de Siqueira, o acusado da morte de José Rivaldo Marinheiro de Sousa, é um inimigo do irmão dele que não teve a identidade revelada.

Fabriciano Cordeiro Sousa [foto], 29 anos, confessou o crime e disse com frieza na delegacia em Patos, que o alvo de sua fúria, seria o irmão da vítima, mas que não estava descartada o assassinato dos dois que, segundo ele, os ameaçavam de morte.

Ao ser surpreendido pelo acusado, a vítima que conversava ao lado de um casal, sofreu um profundo golpe de faca-peixeira no pescoço e teve morte imediata. O acusado foi preso por populares que após o crime conseguiram detê-lo e entregá-lo a polícia militar. Após depoimento na delegacia de Patos retornou para a Cadeia Pública de Teixeira na qual permanecerá à disposição da justiça.

Fonte: Portalpatos

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Conversa com Inacinho: Secretário confia na reeleição de Wenceslau Marques, defende Elenildo Queiroz e fala sobre o calçamento da Rua Sérgio Dantas

O ex-prefeito e atual secretário de obras do municipio de Teixeira, Inácio de Oliveira Amorim, disse na tarde desta quarta-feira (17), que acredita firmemente na reeleição do prefeito de Teixeira Wenceslau Marques.

Para Inacinho, o resultado das últimas eleições é uma prova inconteste da força do prefeito. “Mesmo vivendo um momento de crise, ele transferiu uma expressiva votação para o seu candidato Damião Feliciano e ganhou a eleição majoritária nos dois turnos: no primeiro deu a vitória a Zé Maranhão  e no segundo  a  Ricardo Coutinho”, afirmou.

O Secretário disse também que Wenceslau adota um modelo de gestão que deveria ser seguido por outros administradores, pois além do trabalho incansável pelo desenvolvimento do município, ele também se preocupa com o atendimento das pessoas, especialmente as mais humildes, não lhes negando ajuda nas horas em que estão mais necessitadas. Inacinho acha que esta forma de trabalhar irá garantir a vitória do prefeito na disputa eleitoral do próximo ano.

“Ele assumiu num momento de crise financeira, mas em dois anos colocou a casa em ordem, e hoje o município vive uma  realidade bem melhor do que a que ele encontrou”, disse Inacinho.

O secretário ressaltou a importância do deputado Damião Feliciano para o “êxito” da administração: “O difícil não é fazer os projetos, mas conseguir a liberação dos recursos para executá-los, e é isso o que o deputado Damião vem fazendo com sucesso”, afirmou.

Sobre Elenido, Inácio Oliveira  disse que o mesmo havia sido injustiçado e que não merecia ter passado pelo que passou. Afirmou ainda que o ex-prefeito do PT havia conseguido   aprovar projetos importantes para o município de Teixeira e que,  alguns deles,  foram executados  durante a administração   de  Rita Nunes.

Quando lhe falei dos problemas na justiça, que enfrenta da época em que foi prefeito, por conta da pavimentação da Rua Sérgio Dantas, ele afirmou que não houve dolo com os recursos da  referida obra: “O projeto original contemplava com calçamento a área compreendida entre a entrada da extinta AABB e o final da rua, que fica próximo a casa de Nado da Vassoura, deixando sem pavimentação o trecho que vai do Bar da Tripa até o final do balde do Açude Novo. Isso foi motivo de várias reclamações, na época, por parte da comunidade. Resolvi, então, pavimentar o espaço que não estava discriminado no projeto, mas que representava o desejo da população.  Por este motivo fui acusado de ter usado de forma fraudulenta  os recursos, o que não é verdade”, garantiu Inácio de Oliveira.

No final da conversa, Inacinho disse que exerceu o cargo  de prefeito de Teixeira por dois mandatos, mas saiu da prefeitura com dificuldades financeiras, pois até o  próprio salário ele  distribuía  com o povo.

Deputado federal maranhista admite que vai ajudar gestão de RC: “Ele é o governador de todos os paraibanos”

A respeito das críticas feitas pela bancada federal paraibana, em Brasília, pelo fato do governador Ricardo Coutinho (PSB) ter ido sozinho para uma audiência com a presidente Dilma Rousseff (PT), o deputado federal Hugo Mota (PMDB) declarou que isso não é motivo de picuinha política e disparou: “Temos que respeitá-lo. Ele tem as conveniências dele. Não é por isso que vamos fugir das nossas obrigações de representar a Paraíba”.

O parlamentar acrescentou que é chegada a hora de descer do palanque, porque a Paraíba já perdeu em demasia com picuinhas políticas e discussões que não levam o Estado ao nível de desenvolvimento e crescimentos necessários.

“Porque Ricardo decidiu ir a uma audiência com Dilma sozinho, agora vamos usar isso como desculpa e como motivo para não nos reunirmos com o governador, não. Isso definitivamente, não existe. Ele é o governador de todos os paraibanos, foi eleito por maioria, então temos que respeitar”, frisou.

Hugo Mota disse ainda que faz oposição ao governo estadual, mas o faz com responsabilidade. “Gostaria de deixar bem claro que desde o início não deixamos a disputa política transpassar a relação política de respeito e acima de tudo amistosa que tem que existir entre os poderes”, pontuou.

“Desde o início me dispus a ajudar o governo do estado no que for preciso. Acho que o palanque deve ser desarmado e a Paraíba precisa crescer. Não aguentamos mais essas brigas que transpassam e continuam os quatro anos após o término da eleição. Isso tem que acabar. Estou sempre à disposição para ajudar no que for preciso”, declarou Hugo Mota.

Hugo disse ainda que a ajuda que todos os políticos paraibanos devem prestar ao governo do estado não será para ajudar a pessoa de Ricardo Coutinho, mas sim os paraibanos. “Meu trabalho se pauta no desenvolvimento do meu estado, trazer investimentos, gerar emprego e renda, melhorar saúde e educação, enfim a Paraíba crescer”, finalizou.

Simone Duarte
PB Agora 

Cacimbas-PB: Vereadores apresentam relatório final da CEI no qual pedem a prisão de ex-gestores

Neste domingo (14/08), se reuniram pela 41ª sessão ordinária, na casa Maria do Socorro Melo em Cacimbas interior do estado da Paraíba, a Comissão Parlamentar de Inquérito formada pelos vereadores: Antonio de Pádua (PSDB) - Presidente, Auziram Pereira (Zira-PMDB)-relator, José Pereira(LÉLA, PSB),em substituição ao parlamentar José Cariolanda do mesmo partido e Cícero Bernardo Cesar (PDT), suplente.

Os demais vereadores juntamente com o público presente, acompanharam a leitura do relatório final apresentado pela comissão.

150 dias. Esse foi o tempo necessário para gerar 10 (dez) volumes de documentos com 2.479 páginas, geradas a partir de investigações de depoimentos de 27 agricultores supostamente cadastrados no Programa Compra Direta do Governo Federal do (MDS), firmado com a prefeitura nos anos 2006/2007 e denunciado pelo Secretário de Ação Social, José Galdino Neto.
Durante depoimentos, os agricultores negaram ter participado do programa como fornecedores dos produtos de origem animal e vegetal provenientes da agricultura para merenda escolar.
O Programa tinha como finalidade, incentivar a agricultura local e gerar emprego e renda para os pequenos produtores, o que na prática não aconteceu, revelou a Comissão.

Os vereadores foram além, e durante os trabalhos investigativos, cruzaram informações dos agricultores com as cópias de recibos e cheques supostamente endossados com assinaturas falsas sem o consentimento dos trabalhadores rural.
De acordo com os vereadores, o Senhor Geraldo Paulino Terto (ex- prefeito) e o seu filho, Genilson Terto da Silva (ex-gestor do Programa), são culpados pelo mal uso do valor de R$ 67.000,00 (sessenta e sete mil reais) na época, corrigido atualmente pelo Tesouro Nacional, chegando a um montante de R$ 150.000,00 (cento e cinqüenta mil reais), o que representa prejuízos para os cofres públicos do município.
Contra os ex- gestores há provas que apontam indícios de irregularidades como: superfaturamentos, falsidade ideológica, improbidade administrativa, peculato, corrupção passiva e formação de quadrilha.

Diante das evidências a comissão comprovou que todo o dinheiro do Convênio já citado, foi depositado na conta particular de número 12.527-X, cujo titular é Genilson Terto, filho do ex-prefeito Geraldo Paulino.
Os senhores denunciados foram intimados para prestar esclarecimentos a comissão, e pela segunda vez se recusaram a depor, o que deixou os Vereadores insatisfeitos.

O parlamentar José Alyson de Luna (PSB), fez duras críticas aos ex- gestores acusando-os de falsários criminosos, por terem se apoderado de um recurso federal que serviria para ajudar os mais carentes.

“nosso Índice de Desenvolvimento Humano é o menor do estado da Paraíba. Esses falsários foram longe demais, tirando praticamente o pão da boca dos mais necessitados,, e por não possuírem argumentos se fazem de vítimas para ter a piedade do povo que eles lesaram,” desabafou Alyson
O vereador defendeu que se esses valores forem devolvidos aos cofres públicos pelos ex-gestores, que sejam revertidos em cestas básicos para ser distribuídas entre as famílias mais carentes do município de Cacimbas.
Alyson foi além e soltou o verbo, apresentando provas que incriminam e revela que na gestão anterior, houve desvio da educação no valor de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais) e mais de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) da FUNASA, referente a construções de casas populares, a fim de erradicar as casas de taipa, responsáveis pela hospedagem do barbeiro, inseto transmissor da doença de chagas.
Cópias dos documentos serão enviados a o Ministério Público e ao Poder Judiciário para que as providências sejam tomadas.

Em um trecho do relatório, a comissão solicita dos órgãos competentes, que encaminhe as denúncias para Polícia Federal investigar o caso.
Os vereadores temem que os envolvidos influenciem testemunhas, ameace ou destruam provas, já que possuem poder aquisitivo e capacidade psicológica e intelectual para coagir e desviar o foco das investigações, por isso pede a prisão dos denunciados até que os trabalhos sejam concluídos.
Por: Olavo Silva
Para o Jornal da Serra

Foto: Thadeu Filmagens
Fonte: Jornal da Serra

Teixeira-PB: Primeira noite de festa da Teixeira FM é sucesso e empolga público presente

Aconteceu na noite de ontem (quinta-feira) a tão esperada abertura da festa dos 08 anos da Teixeira FM.
Pouco depois das 20h00 os show começaram, tendo como o primeiro grupo a se apresentar a banda evangélica Sintonia do Amor.
Logo depois as atrações foram as pratas da casa Branco Guedes, e em seguida Fabrício Rodrigues e Forronejo. Tendo este último a participação do também artista da terra Juliano Rodrigues.

Dando prosseguimento, o público presente e principalmente os amantes de vaquejada puderam conferir o super show da Banda Espora de Ouro. Para encerrar à noite, o autêntico forró pé-de-serra de Zé Gama e Forró do Puxincói.

Na noite de hoje sobem ao palco Pe. Jorge Luiz e Banda Rios de Água Viva (ás 19h00), e em seguida Romero e Ana, Ailton Nunes, Geovan Morais, a dupla Genildo e Ginaldo, e Tuninho dos Teclados.

Neste ano, as comemorações do aniversário da Teixeira FM estão acontecendo na Rua Major Silva Lira (Rua do Caipira), como forma de buscar resgatar os valores culturais e fazer com que os moradores e a população em geral possam recordar grandes festas que já aconteceram na localidade.

Teixeira 1
Por Jéssica Lira

Ruy Carneiro lamenta postura de Ricardo Coutinho com relação a bancada Federal

O deputado federal Ruy Carneiro (PSDB-PB) classificou como deselegante e desrespeitosa, a atitude do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), que foi a audiência com presidente, Dilma Rousseff, sem convidar os integrantes da bancada Federal, como havia se comprometido durante o trabalho de preparação das propostas do Pacto pela União da Paraíba.
-Essa foi uma atitude deselegante do governador. O mais grave é que ele levou a pauta construída a partir das várias reuniões dos parlamentares federais. Ele poderia chegar com toda bancada unida, em nome da Paraíba, uma vez que todos se colocaram a disposição, questionou.
Ruy chamou atenção para o clima maduro da bancada Federal, que segundo ele, está sendo desperdiçado pelo governador do Estado. "No passado os governadores convidavam seus aliados. Hoje, o governador não convida nem seus aliados políticos. Conversei com vários. Todos estranharam a atitude e demonstraram decepção com gesto tão pequeno", disse.
O parlamentar foi além, e citou o bom momento político da Paraíba no cenário nacional. "Hoje temos o presidente da Comissão Mista de Orçamento, o 2º Vice-Presidente e o 1º Secretário do Senado, o líder do PP na Câmara, que somados aos demais companheiros, fortalecem o discurso em nome da Paraíba diante do Governo Federal. Mas o governador, infelizmente, desprezou o sentimento estadista", sustentou Ruy.
O parlamentar ressaltou o interesse da bancada Federal em contribuir com uma agenda positiva de obras e investimentos de grande porte para a Paraíba. "Tenho certeza que muitos governadores gostariam de ter a boa vontade, o empenho e compromisso de todos os integrantes da sua bancada Federal, como hoje acontece na Paraíba", concluiu.

Fonte: Blog do Victor Paiva

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Direção municipal do PT fará reunião neste sábado para discutir as eleições municipais e abonar novas filiações à legenda

A direção Municipal do Partido dos trabalhadores da cidade de Teixeira realizará reunião no próximo sábado (20),  para  discutir a participação do  partido nas eleições  de 2012.

Segundo Estoécio do Carmo, pré-candidato a vereador pela  legenda,  nesse dia, acontecerá,  também, a filiação de nomes com potencial para concorrer e ter êxito  tanto a cargos do  legislativo como a cargos  do executivo.

Já está  confirmada a presença do Presidente do Diretório Estadual do PT, o ex-deputado Rodrigo Soares,  que vem percorrendo todo o estado,   num trabalho de reestruturação  e fortalecimento do partido com vistas às eleições  do próximo ano .

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Lewandowski devolve Cautelar de Cássio para Barbosa que deve ser julgada em setembro

Decisão saiu no final da tarde desta quarta

O ministro Ricardo Lewandowski devolveu a Ação Cautelar impetrada pela defesa do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) solicitando retificação e deferimento de liminar assegurando sua posse no Senado. O ministro previu ainda que o julgamento acotença somente após o retorno do minsitro relator Joaquim Barbosa em 1º de setembro.


Da redação
WSCOM Online

Luz no final do túnel: STF manda senador eleito assumir

Surge uma luz no final do túnel para as pretensões do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), senador mais votado nas eleições do ano passado, assumir a cadeira no Senado da República. O Supremo Tribunal Federal (STF) acatou recurso de João Capiberibe, candidato a senador eleito no Amapá, que agora pode assumir o mandato.
A julgar que o caso de Capiberibe é semelhante ao de Cássio Cunha Lima, então o ex-governador paraibano também tem grande chance de assumir o mandato de senador. Só depende do ministro Ricardo Lewandowski, relator do processo de CCL, tomar a mesmo decisão do ministro Luiz Fux, que decidiu monocraticamente dá provimento ao recurso do político do Amapá.
Cássio não tomou posse por ter sido barrado pela Lei da “Ficha Limpa”, que acabou não valendo para as eleições de 2010. CCL assume a vaga de Wilson Santiago (PMDB), em caso da decisão favorável.
Fonte: Blog do Marcone Ferreira

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Governo Dilma tem aprovação de 49,2%, indica pesquisa CNT/Sensus


A primeira pesquisa CNT/Sensus sobre o governo da presidente Dilma Rousseff, divulgada nesta terça-feira (16), apontou aprovação de 49,2% dos brasileiros ao governo da petista. Outros 37,1% consideram sua atuação regular, enquanto 9,3% a veem como ruim ou péssima.
A sondagem tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais e foi feita com 2.000 entrevistas em 136 municípios.
O desempenho da presidente é aprovado por 70,2%, segundo a pesquisa. Outros 21,1% desaprovam Dilma. Não souberam responder 8,8% dos entrevistados, ouvidos entre 7 e 12 de agosto.
A pesquisa apontou ainda que 61,1% acham que o governo Dilma será ótimo ou bom, e que, para 26,2%, ele será regular. Outros 7,5% consideraram que será ruim e péssimo.
Sobre as denúncias de corrupção nos últimos meses, a CNT/Sensus indicou que 40,4% dls brasileiros têm acompanhado os casos. Mais de 25% ouviram falar, e outros 32% não aompanham nem souberam dos problemas no ministério de Dilma.
Dilma e Lula
Em agosto de 1999, também pela CNT/Sensus, o então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) tinha aprovação de 12% em seu governo. Seu sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tinha 48,3% em agosto de 2003.
Na comparação com Lula, 11,5% preveem que o governo de Dilma será melhor, enquanto, para 38,1%, será igual. Já 45,4% consideraram que ele será pior.
CNI/Ibope

Em outra pesquisa, divulgada na última quarta-feira (10), a CNI/Ibope revelou que a popularidade do governo da presidente Dilma caíra de 56% em março para 48% no fim do mês passado. O segundo levantamento foi realizado entre 28 e 31 de julho e contempla a crise no Ministério dos Transportes, que derrubou o ex-titular da pasta, Alfredo Nascimento, e mais de 20 outros servidores da pasta.
A pesquisa ouviu 2.002 pessoas nas cinco regiões do país. A sondagem, que tem dois pontos percentuais de margem de erro, mostrou aumento do número de entrevistados que consideram o governo regular: 36% em julho ante 27% em março. Os que avaliam como ruim ou péssimo passou de de 5% para 12%.

Uol