Radio Planeta Rei

terça-feira, 29 de maio de 2012

Ministério da Integração Nacional autoriza abertura de licitação para construção de adutora. Município de Teixeira será beneficiado

Adutora do Pajeú levará água ainda este ano para PE e PB

Floresta (PE) - O Ministério da Integração Nacional autorizou na sexta-feira (25/5) a abertura de licitação para contratação de empresa que ficará responsável pela execução da 2ª Etapa do Sistema Adutor do Pajeú. A obra, de 402 km, vai beneficiar 230 mil pessoas de 15 municípios de Pernambuco e oito da Paraíba. A água será captada da 1ª Etapa da adutora e do eixo leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

Beneficiados na Etapa 2
 
Pernambuco: Betânia, Brejinho, Carnaubeira da Penha, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Teresinha, São José do Egito, Solidão, Tabira, Triunfo e Tuparetama, além dos distritos de Riacho do Meio (em São José do Egito) e Tupanaci (em Mirandiba). Total: 169 mil pessoas.

Paraíba: Princesa Isabel, Imaculada, Desterro, Teixeira, Cacimbas, Livramento, São José dos Cordeiros e Taperoá. Total: 61 mil pessoas.

A Adutora do Pajeú vai beneficiar no total, após sua conclusão, 400 mil pessoas. É uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), coordenada pelo Ministério da Integração Nacional e executada pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs). O investimento na 2ª etapa do sistema será de R$ 338 milhões, incluindo obras civis, fornecimento de materiais e desapropriações. O sistema é formado por 402 km de adutoras, 11 reservatórios, duas unidades de captação e 12 estações elevatórias.

A expectativa é de que a obra, ainda este ano, já reduza os efeitos da estiagem, levando água para a cidade de Serra Talhada e reforçando o sistema da Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento). "O governo federal trabalha para vencer o desafio da universalização da água. Os prejuízos, inclusive na economia, são grandes. A presidenta Dilma sabe disso e vai transformar a necessidade em oportunidade, transferindo ainda mais recursos e investimentos com rapidez diante do reclame do sertanejo", afirmouo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, em cerimônia na Câmara Municipal de Floresta, na companhia do governador Eduardo Campos, e do presidente do DNOCS, Emerson Fernandes.

A 1ª Etapa do Sistema Adutor do Pajeújá se encontra em obras. Cerca de 40% de avanço físico, esta fase terá investimento de R$ 187 milhões.  A obra é composta por 197 km de tubulações, da captação em Floresta até Afogados da Ingazeira, incluindo o ramal para abastecimento de Serra Talhada. Possui também quatro reservatórios e seis estações elevatórias.

Todo o sistema adutor (1ª e 2ª Etapa) terá cerca de 600 km e beneficiará 32 localidades, sendo 20 municípios de Pernambuco (Floresta, Betânia, Carnaubeira da Penha, Serra Talhada, Calumbi, Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, Flores, Carnaíba, Quixaba, Afogados da Ingazeira, Iguaraci, Ingazeira, Solidão, Tabira, Tuparetama, Santa Terezinha, São José do Egito, Itapetim e Brejinho), três distritos (Canaã, em Triunfo, Tupanaci, em Mirandiba e Riacho do Meio, em São José do Egito) e um povoado (Nazaré do Pico, em Floresta), todos inseridos na bacia do rio Pajeú; além de outros oito municípios no estado da Paraíba.

Fonte: Ministério da Integração Nacional

Um comentário:

  1. Milagres existem, quem poderia nos preparar uma surpresa dessa? acredito toinho únicamente nos planos de DEUS, só queria saber quem ele usou neste projeto para q fossemos presenteados, isso é uma dádiva do céu, crês tu nisto?ELE pode tudo, isso não é obra do homem natural, e sim do GRANDE.

    ResponderExcluir