Radio Planeta Rei

domingo, 6 de maio de 2012

Eleitores têm até quarta-feira (9) para acertar título e votar em 2012



Na quarta-feira (9), termina o prazo para que os eleitores acertem a documentação em tempo de votar nas eleições deste ano. A Justiça Eleitoral espera cadastrar 2 milhões de novos eleitores.


É uma data para Izabella comemorar. Aos 17 anos, com o título novinho nas mãos, ela sente que está mais do que na hora de começar a participar. “Agora eu vou poder votar. Agora vou poder decidir o futuro do país”, diz.

O Tribunal Superior Eleitoral espera cadastrar 2 milhões de novos eleitores neste ano.

“Quem não está quite com a Justiça Eleitoral não consegue renovar passaporte, não consegue renovar CPF, não consegue fazer matrículas em escolas, na faculdade, não consegue fazer empréstimos em bancos do governo”, alerta Helenita Nunes, chefe de Atendimento Eleitor de BH.

Até o fim do prazo do alistamento, no dia 9 de maio, a grande procura aos cartórios eleitorais deve ficar por conta dos estreantes nas urnas. Agora, não pense que são só os adolescentes que estão ansiosos para usar a urna eletrônica pela primeira vez.

O documento Dona Raimunda merece ser mostrado. É o primeiro dela, que é analfabeta, e foi encorajada pelos amigos a virar eleitora depois de ter completado um século de vida.
“Brasileiro tem que demonstrar que é cidadão! Enquanto eu estiver sabendo o que estou fazendo, eu vou votar, se Deus quiser”, avisa.

De conversa em conversa, essa aula de cidadania vai se espalhando e conquistando também gente muito jovem, para quem o voto ainda é facultativo.

“Nosso voto é uma forma também da gente fazer pressão, defender o que nós pensamos”, destaca um jovem.

Jornal Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário