Radio Planeta Rei

sábado, 26 de maio de 2012

Pesquisa em Patos: Francisca Mota lidera intenções de voto com 41,40%; Dinaldo Filho aparece com 36%

Francisca Mota
Francisca Mota
Se a eleição para prefeito de Patos fosse hoje, a pré-candidata do PMDB, deputada estadual Francisca Motta, seria eleita com 41,40% dos votos. Em segundo lugar, ficaria o médico Dinaldo Wanderley Filho (Democratas), com 36%. É o que aponta a primeira pesquisa de intenções de votos Correio-Consult (estimulada) para prefeito da maior cidade do Sertão e quinto maior colégio eleitoral do Estado, com 66.844 eleitores, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

Dinaldo Filho
Dinaldinho

Francisca Mota
Os eleitores entrevistados também se referiram aos nomes de Silvano Morais (Psol), Rui Pontes Filho (PP) e Lenildo Morais (PT). Silvano, segundo a pesquisa, ficaria em terceiro lugar, com 0,60% das intenções de votos, seguido de Riu Pontes, com 0,40% e Lenildo Morais, com 0,20%. Pelo menos 10,60% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhum dos pré-candidatos e 10,80% não souberam responder.

Dinaldo Wanderley Filho
 Superintendente do Incra (instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) na Paraíba, Lenildo Morais desistiu da pré-candidatura a prefeito no mesmo período em que a entrevista estava sendo realizada, na semana passada. O PT de Patos decidiu fazer uma coligação com o PMDB, em apoio ao nome de Francisca Motta. É possível que ele seja o candidato a vice na chapa encabeçada pela peemedebista.

Espontânea
A deputada Francisca Motta também lidera na consulta espontânea. De acordo com a Consult, a pré-candidata peemedebista tem, na espontânea, 24,20% das preferências do eleitorado patoense, contra20% de Dinaldo Filho. De acordo com a Consult, 43% dos entrevistados não sabem em quem vão votar e 7,20% responderam que não votarão em nenhum deles.
Mesmo não podendo disputar, o prefeito Nabor Wanderley obteve 3,8%, seguido de nomes como Lenildo Morais, Rui Pontes Filho, Silvano, Ivânio Ramalho, Jefferson Melquíades, Hugo Motta, Raniery e Paulo Lima, todos com 0,20% das intenções de votos. A opção “candidato de Nabor” também aparece com 0,20%. 

Registro no TRE
A pesquisa foi registrada no TRE sob o número 09/2012. Segundo o presidente da Consult, Paulo de Tarso Teixeira Ferreira, as entrevistas foram aplicadas nos últimos dias 19 e 20. Ao todo, a Consult fez 500 entrevistas com eleitores dos sexos masculino e feminino, de todas as faixas etárias, níveis de escolaridade e rendimentos familiares, em todas as áreas do municípios de Patos, inclusive na zona rural. A margem de erro é de 4% pontos percentuais para mais ou para menos. O grau de confiabilidade, segundo Paulo de Tarso, é de 95%.

Parceria com Correio
A Consult Pesquisa trabalha em parceria com o Sistema Correio de Comunicação há 12 anos e atua no Estado da Paraíba há 20 anos. A empresa está no mercado há 24 anos e tem sua sede na Capital do Estado do Rio Grande do Norte, Natal. A pesquisa de Patos foi a terceira realizada este ano pela Consult. As primeiras foram nas cidades de Campina Grande e João Pessoa, respectivamente.
 “Depois de Campina Grande foi a vez da cidade de Patos abrir a rodada de pesquisas nas demais cidades do interior da Paraíba”, comentou Paulo de Tarso. Segundo ele, outras pesquisas serão realizadas a partir do momento em que as pré-candidaturas forem sendo definidas. 

Adelson Barbosa dos Santos - Jornal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário