Radio Planeta Rei

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Teixeira – PB: Escritor teixeirense publica mais um artigo com ênfase na Comunicação.

Embalado pelo sucesso do programa semanal ‘Teixeira em Foco’ transmitindo pela Rádio Teixeira FM 104,9 escritor teixeirense Matias Marcelino escreve Artigo de Motivação com ênfase na comunicação, informação e transparência no serviço público. Em seu artigo o escritor destaca o papel social da equipe de comunicação de qualquer órgão público, que tem responsabilidade com a boa informação e prestação de serviço ao cidadão contribuinte.

Confira o artigo na íntegra:

TEIXEIRA EM FOCO: A GARANTIA E A CONQUISTA EXCELÊNCIA NA COMUNICAÇÃO

Por: Matias Marcelino Campos, Escritor e analista político

Esse trabalho sob a Coordenação do Jornalista Thércio Rocha se iniciou no ano passado com o nome Vontade Popular, com o objetivo de divulgar as ações de políticas públicas da administração municipal. O Programa Teixeira em Foco saiu na frente até da Lei de Acesso a Informação, trazendo a notícia cidadã ao povo teixeirense. Ele elevou bastante o grau de conhecimento do cidadão contribuinte em relação os seus direitos, além de oferecer oportunidades à sociedade fazer o acompanhamento e controle social, tendo em vista que a concentração dos recursos públicos e de poder é perigosa, desde Stalin a Hitler, e assim por diante até os nossos dias.

Isso demonstra o espírito democrático de uma gestão transparente que coloca em prática o desenvolvimento transformador, iluminando a via da comunicação em respeito às demandas dos dados informativos do serviço ao público, cada vez mais próximo da atividade política, que obriga os agentes políticos a saírem das teorias e repensarem todas as idéias de aproximação, adotando uma reconceitualização agora exigida nos meios de divulgação ampliados pelas redes sociais.

Desde o discurso de posse da atual administração, que o recado foi dado aos cargos de confiança, com relação à prioridade no atendimento à população. Espera-se que auxiliares não rasguem o discurso do prefeito e que as suas palavras não sejam transformadas em letras mortas, pois é gratificante repassar para a sociedade, em bens e serviços, o retorno dos recursos públicos recebidos pela Prefeitura, principalmente quando o gestor tem consciência social e reverte o dinheiro público em benefício dos que mais precisam. É público e notório o aquecimento da economia local, com a circulação do dinheiro em todos os setores e atividades do nosso município, fruto dos pagamentos em dia, correta aplicação dos recursos e o equilíbrio da gestão, ou gestão equilibrada.

De modo significativo o Programa Teixeira em Foco trouxe ao ar uma variedade de informações que tirou dos críticos aquela ideia de comunicação tradicional de enganar os seus discípulos com ordens e “mais-ordens”, o que se caracteriza num horror social, pois ninguém é dono da verdade, muito menos os que se intitulam “anunciadores da glória do senhor” e são pecadores como os demais na degradação da imagem alheia.

Neste sentido e dentro dos critérios dos avanços da nova realidade da participação cidadã na gestão pública, em nome da equipe da Secretaria de Comunicação, mesmo sabedores das divergências com setores conservadores e tradicionalistas, que não saíram do círculo vicioso de velhos costumes de buscar a abrangência do trabalho em parceria socialmente necessária, com o intuito de aniquilar e banir o perigoso e perverso “cambalacho”. Não é sabotagem, mas credo cruz a essa maldição, e: “tem que ser jogado na cesta do lixo essa praga de  fichas-sujas”. – Alexandre Garcia.

Estamos convocando os envolvidos e chamando a atenção de cada um que compõe o quadro de auxiliares da prefeitura municipal, para contribuírem como atores cooperativos e agentes multiplicadores, na sua área de atuação, adotando o princípio da educação, partilhando à compreensão da nova cultura de levar a informação às pessoas, como normas sociais dos “fatos”, sobre como as coisas funcionam no serviço público, os inúmeros serviços e ações colocadas a disposição da sociedade.

Para alargar este estímulo de todos os grupos existentes, que por ventura estejam ameaçados por influência de fontes externas, tentando derrubar o nosso modelo de poder inerente aos modernos sistemas sociais e de relações humanas.

Vejam: para chegar ao sucesso em qualquer profissão é necessária a sua colaboração diária na execução exemplar da rotina de trabalho. Damos a seguir algumas dicas e regras de Estratégias de Comunicação:

- Todos querem se sentir únicos, esperados, recepcionados, importantes, etc.;
- O público procura bons serviços, bom atendimento e terão que ser de imediato, por exemplo: Aqui Agora! – No momento presente;
- Considerar as pessoas como o maior patrimônio;
- Cuidar dos detalhes. Nenhum detalhe é pequeno demais;
- Evite expressão de indiferença, bem como o famigerado mau humor;
- Eliminar expressão de tristeza e reforçar toda expressão de alegria;
- Se você sorrir quando fala algo, isto faz com que o público atendido se sinta especial;
- Use de gentileza, principalmente com o pessoal do trabalho cotidiano;
- Tenha senso de humor, saudável e criativo;
- Enquanto alguém rir, jamais será pobre de espírito;
- Você acredita na força do seu espírito interior?;
- Você sabe ouvir? Já ouviu você mesmo?!;
- Respeite as pessoas como ela é, e não como a impressão do seu observador;
- Boas maneiras e jeito para lidar com outras pessoas, é EDUCAÇÃO.  Por isto é preciso educar-se para uma comunicação mais eficiente.

A comunicação não é missão impossível, nós é que resistimos às mudanças: não queremos mudar nossos hábitos, costumes, idéias já arraigadas, vícios, etc. Geralmente tendemos a rejeitar idéias novas, porque conflitam com nossas “velhas e queridas idéias” arcaicas e ultrapassadas. As relações humanas estão em alteração constante e precisam estar num processo constante de renovação, para atender as expectativas de um público cada dia mais exigente.

Nossa terra Teixeira não pode sofrer com a má distribuição da informação, por entrave de uma linha divisória criada por afronta e ambição de interesse no domínio excessivo do poder, fazendo “vítimas” - a sociedade, o que resulta em desigualdade duplamente imoral. Em resumo, qualquer que seja a divisão e acirrada batalha política por causa do dinheiro, cada um tem que defender a sua rapadura e não ficar passivo no sofá como se fosse um saco de batata nem um amontoado de luxo decadente.

Para conclusão desta mensagem, queremos agradecer as honrosas audiências dos ouvintes dos quatro cantos do município que nos tem prestigiado com a paciência de sintonizarem a Rádio Teixeira FM 104,9, todos os sábados, das 12:00 as 13:00 horas. Respeitamos as divergências democráticas dos que se opõem, mas ligam seus rádios em atenção às divulgações com qualidade e às informações de interesse público transmitidas pelo Programa Teixeira em Foco.


ThércioRocha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário